Terapia para crianças

Olá, tudo bem?

Você já ouviu falar sobre Ludoterapia?

As sessões lúdicas são realizadas em um espaço em que a brincadeira está à disposição da criança. Duram em média 50 minutos e são semanais.
 
Ludoterapia é um conjunto de técnicas que nós psicólogos utilizamos no processo psicoterapêutico com crianças. Trata-se de brincadeiras e jogos que permitem que a criança se expresse de forma natural e que nós psicólogos consigamos nos conectar em seu "universo".

Diferente do adulto, a criança não sabe como nos contar o que se passa com ela, então, através do brincar, é possível acessar e conhecer os seus valores, suas emoções, tensões, medos, certos conflitos, frustrações e etc. A ludoterapia permite que a criança tenha a oportunidade de se expressar e de liberar sentimentos e para que isso aconteça, nós usamos a imaginação, metáforas, desenhos, criamos histórias entre outras técnicas com o objetivo de mostrar a criança que ela pode vencer seus obstáculos e se superar. Ajuda a criança a criar confiança e coragem para enfrentar os desafios da vida e também atua nas crenças que a criança tem sobre si, enfraquecendo as crenças limitantes e potencializando as crenças fortalecedoras.

Geralmente quem indica crianças para um processo psicoterapêutico são os pais, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e escolas. As queixas são variadas, os motivos mais comuns percebidos por mim são: dificuldade na aprendizagem, falta de atenção e concentração, problemas na alimentação, baixa autoestima e confiança, insônia, pesadelos, timidez, gagueira, agressividade, insegurança, medo, ansiedade e traumas.

Quando a criança apresenta algum sintoma e demonstra que algo não vai bem na vida dela os pais não devem se sentirem constrangidos em buscar a nossa ajuda, muito pelo contrário,  quanto antes for realizado este tipo de trabalho, maiores serão as chances da criança se desenvolver de forma positiva em todas as fases de seu desenvolvimento.

Em  meus atendimentos com crianças, sinto uma forte necessidade de atuar juntamente com os pais, através de orientações e em certas situações com a escola também. Acredito que a união faz a força e quanto mais alinhados estivermos, melhores serão os resultados.

O trabalho com crianças é compesador, eu me realizo e aprendo demais com os pequenos. Cada progresso é uma vitória para todos nós!


"É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu (self)" (Winnicott, 1975, p. 80)


Um forte abraço,

Fernanda Mion