16 de ago de 2013

Exercício das Três Bênçãos

Fonte da imagem: Google

Olá,

Você já reparou como nós seres humanos somos focados a pensar mais naquilo de ruim que acontece em nossa vida, do que naquilo que é bom?

É claro, que precisamos sim analisar o que acontece de ruim para evitar novos acontecimentos e aprendermos com tais experiências, porém, sabendo desta tendência que temos, é necessário exercitar foco nos acontecimentos bons e assim, evitar depressão e ansiedade.

Um dos exercícios propostos pela Psicologia Positiva é chamado de "Três Bênçãos", que consiste em: 

Toda a noite, ao longo da próxima semana, reserve dez minutos antes de ir dormir. Escreva três coisas que deram certo hoje e por que deram certo. Você pode usar um diário ou seu computador para escrever sobre os acontecimentos.

Essas três coisas não precisam ser nada de espetacular em termos de importância ou pode ter muita importância. Exemplos:

"Ao voltar para casa do trabalho, meu marido trouxe meu sorvete preferido para a sobremesa"
"Minha irmã deu à luz um menino saudável"

E ao lado de cada evento positivo, responda à pergunta: "Por que isso aconteceu?". Continuando com o exemplo do marido que trouxe o sorvete, escreva respondendo: "porque meu marido às vezes é realmente atencioso" ou "porque me lembrei de telefonar para ele do trabalho e pedir-lhe para passar no supermercado". No exemplo da irmã, você pode responder como causa: "Deus estava cuidando dela" ou "Ela fez tudo certo durante a gravidez".

Faça durante uma semana e perceba como você se sente. Estudos comprovaram que a pratica deste exercício minimiza a depressão e traz felicidade.

Caso você queira compartilhar os resultados com a pratica deste exercício, envie um e-mail para fernanda.mion@gmail.com. Ficarei imensamente feliz!

Observação: Este exercício foi extraído do livro Florescer de Martin Seligman (página 45)

Um abraço,

Fernanda Mion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acontece na primeira consulta psicológica | Vídeo com a psicóloga Fernanda Mion

Olá, tudo bem? Neste vídeo eu conto para vocês o que acontece na primeira consulta psicológica. Sei que ir a uma consulta pode ser motiv...

Postagens mais visitadas