Pular para o conteúdo principal

A imagem que eu passo ao mundo


 Quando a gente não se aceita...
Quando a gente não se gosta...
Nos olhamos no espelho e enxergamos somente o que não queremos ver, não gostamos do nosso peso, da nossa aparência, do nosso cabelo, de NÓS!
Quando não nos sentimos felizes com nós mesmos, nossas escolhas,não nos sentimos capazes... 
Queríamos fazer mais, SER mais!
Quando não nos sentimos felizes com as nossas relações com as pessoas, com o mundo...
Quando olhamos para dentro de nós e nos achamos chatos, "sem graça", não gostamos do que falamos, de como nos portamos...
Pensamos: Como alguém pode ser meu amigo? Eu não seria meu amigo!
Como alguém pode querer ter um relacionamento comigo? Eu não teria!  
Sou feia, não gosto do meu corpo, sou chata,não sou agradável, sou,sou, sou...
Centenas de auto julgamentos, auto sentenças, autopunições...
" Os outros veem você, como você se vê " Melanie Klein
Quando nos condenamos desta forma, as pessoas vão nos condenar desta forma também.Não porque realmente somos assim, mas porque nos mostramos assim ao mundo,ocultamos nossas qualidades, nosso "brilho" e nos mostramos como uma pessoa que tem somente defeitos e imperfeições.
Não existem "fórmulas" de perfeição, cada ser humano é único e tem um brilho que é somente seu, qualidades somente suas, algo que você tem, um diferencial.
Nossa beleza se mostra ao mundo, quando nos aceitamos com nossos defeitos e qualidades, nos mostramos assim, do jeitinho que somos... Branca, negra, ruiva, japonesa, magra demais, com uns quilinhos a mais, algumas celulites,com o cabelo que não acordou tão legal...E mesmo assim somos lindas, porque nos amamos, sorrimos ao mundo e mostramos a ele esta beleza única, com estas qualidades e traços que só nós temos!
E assim, mesmo com suas supostas imperfeições podemos parecer mais lindas do que as modelos nas capas de revistas, que por vezes parecem lindas, impecáveis. Mas podem não se aceitar, não se sentir felizes nesta busca de um corpo e aparência ideal, se mostra ao mundo sem seu brilho natural, parecendo apenas uma mulher bonita.
A beleza, às vezes está em se olhar no espelho e fazer caretas, e assim encontrar suas qualidades, descobrir que tem olhos bonitos que não enxergava, que gosta do seu sorriso, e de repente as imperfeições parecem tão pequenas...
A beleza pode estar em rir com os amigos, gargalhar da forma mais natural possível.
Permitir-se comer aquele chocolate que desejamos de vez em quando e voltar à dieta depois. Sermos engraçadas, cometer alguns deslizes de vez em quando, mas simplesmente nos amar assim mesmo, exatamente do jeitinho que somos!
E isto, nos diferencia do mundo, faz com que as pessoas olhem pra você e gostem de você também, te achem linda porque sorri, mostra ao mundo quem você é, sem retoques, máscaras ou artifícios!
É importante sim, a gente querer ser melhor, cuidar do nosso corpo, sermos saudáveis, cuidar de nós!
Mas, mais importante que tudo isso é cuidarmos dos nossos pensamentos, porque são o que temos de mais valioso!
Nossos pensamentos, tem força, tem energia! Vibram ao nosso redor e o mundo sente estas vibrações sendo boas ou ruins.

Que vibração queremos emitir ao mundo?
Como queremos que as pessoas nos enxerguem?
Vamos aprender a gostar de nós mesmos?
Vamos parar de nos boicotar?

" Aprender a se colocar em primeiro lugar, não é egoísmo, nem orgulho. É amor próprio!"
Charles Chaplin


Natália Marques
Assistente da Fernanda Mion
Estudante de psicologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que acontece na primeira consulta psicológica?

Olá caros amigos,

Resolvi escrever este texto após ter realizado uma consulta inicial de avaliação com uma moça que disse estar muito "nervosa" neste primeiro contato.

Tanto ela quanto outras pessoas já me revelaram que antes de ir ao consultório para uma avaliação psicológica, sentiram-se ansiosas, com dúvidas do tipo:


- Mas o que eu devo falar?
- Por onde eu devo começar?
- O que será que a psicóloga vai pensar de mim?
- Será que ela vai ficar me analisando?
- E se ela contar o que eu disser para alguém?

... entre outras, e muitas vezes sentem reações físicas, como: dores de cabeça e na barriga, suor excessivo, insônia, etc.

Para que estas reações e questionamentos não sejam impedimento para se procurar terapia, segue abaixo alguns esclarecimentos sobre o que acontece nesta primeira consulta.

Nós psicólogos, consideramos as primeiras consultas como um período de avaliação. É quando nos conhecemos pessoalmente, conhecemos as queixas e elaboramos um planejamento para ser s…

Conheça as principais linhas terapêuticas e decida qual a melhor para você:

Se você já procurou por algum profissional da minha área, já deve ter notado que alguns psicólogos são psicanalistas, outros Junguianos, outros trabalham com psicoterapia breve, psicoterapia cognitivo comportamental, outros com Gestalterapia, outros analistas comportamentais e etc

... Mas afinal, qual é a melhor para você? Qual linha de terapia você deve buscar???

Primeiro acredito ser importante ressaltar que estas diferentes linhas terapêuticas são as especializações dos psicólogos, que as escolhem muitas vezes por identificação pessoal. O que é importante salientar é que independente da linha que o psicólogo segue nos processos terapêuticos, todas possuem o mesmo objetivo em comum: "Ajudar" e "acolher" quem nos procura e acompanhar o seu desenvolvimento. Além disso, todas as linhas têm o seu mérito e buscam os resultados para os diversos tipos de sintomas, como por exemplo: Estresse, ansiedade, depressão, fobias,  traumas, conflitos, dificuldades nos relacionam…

Exercício das Três Bênçãos

Olá,

Você já reparou como nós seres humanos somos focados a pensar mais naquilo de ruim que acontece em nossa vida, do que naquilo que é bom?
É claro, que precisamos sim analisar o que acontece de ruim para evitar novos acontecimentos e aprendermos com tais experiências, porém, sabendo desta tendência que temos, é necessário exercitar foco nos acontecimentos bons e assim, evitar depressão e ansiedade.
Um dos exercícios propostos pela Psicologia Positiva é chamado de "Três Bênçãos", que consiste em: 
Toda a noite, ao longo da próxima semana, reserve dez minutos antes de ir dormir. Escreva três coisas que deram certo hoje e por que deram certo. Você pode usar um diário ou seu computador para escrever sobre os acontecimentos.
Essas três coisas não precisam ser nada de espetacular em termos de importância ou pode ter muita importância. Exemplos:
"Ao voltar para casa do trabalho, meu marido trouxe meu sorvete preferido para a sobremesa" "Minha irmã deu à luz um me…