Pular para o conteúdo principal

Cenoura, ovo ou café?

Uma filha se queixou a seu pai sobre a sua vida e de como as coisas estão difíceis para ela.Ela já não sabia mais o que fazer, queria desistir.Estava cansada de lutar e combater.

Parecia que assim que um problema estava resolvido, outro surgia. Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele. Encheu duas panelas com água, e colocou cada uma delas em fogo alto.Logo as panelas começaram a ferver. Em uma ele colocou as cenouras, em outra os ovos, e na última o pó de café.

Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás.Pescou as cenouras e as colocou em um prato.Retirou os pratos, e os colocou em uma tigela. Então pegou o café com uma concha e colocou numa caneca.Virando-se para ela, perguntou:Querida o que você está vendo?Cenoura, ovos e café, ela respondeu.

Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.

Ele então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse.Ela obedecera e depois de tirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.

Finalmente, ele pediu-lhe que tomasse um gole de café.Ela sorriu ao provar o aroma delicioso. Ela perguntou: O que isto significa papai? Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, a água fervendo, mas que cada um reagira de forma diferente.

A cenoura entrara forte, firme e inflexível.Mas, depois de ter sido submetida a água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil. Os ovos eram frágeis. Sua casta fina, havia protegido o líquido interior, mas após terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo.

O pó de café, contudo, era incomparável.Depois que fora jogado na água fervente, ele havia mudado a água. 

Qual deles é você? Perguntou o pai para a filha.Quando a adversidade bate a sua porta, como você responde? Você é a cenoura, um ovo ou o pó de café? Você é a cenoura que parece forte, mas com a dor e a adversidade você murcha, se torna frágil e perde a sua força? 

Será que você é como um ovo, que começa com um coração maleável, mais depois de uma adversidade, se torna mais difícil e mais duro? Sua casca parece a mesma, mas você está mais amargo e obstinado, como o coração e o espírito inflexíveis? 

Ou será que como você é como um pó de café, que muda a água fervente, a coisa que está lhe trazendo dor, para conseguir o máximo do seu sabor?

Seja como o pó de café, mude a adversidade com algo positivo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que acontece na primeira consulta psicológica?

Olá caros amigos,

Resolvi escrever este texto após ter realizado uma consulta inicial de avaliação com uma moça que disse estar muito "nervosa" neste primeiro contato.

Tanto ela quanto outras pessoas já me revelaram que antes de ir ao consultório para uma avaliação psicológica, sentiram-se ansiosas, com dúvidas do tipo:


- Mas o que eu devo falar?
- Por onde eu devo começar?
- O que será que a psicóloga vai pensar de mim?
- Será que ela vai ficar me analisando?
- E se ela contar o que eu disser para alguém?

... entre outras, e muitas vezes sentem reações físicas, como: dores de cabeça e na barriga, suor excessivo, insônia, etc.

Para que estas reações e questionamentos não sejam impedimento para se procurar terapia, segue abaixo alguns esclarecimentos sobre o que acontece nesta primeira consulta.

Nós psicólogos, consideramos as primeiras consultas como um período de avaliação. É quando nos conhecemos pessoalmente, conhecemos as queixas e elaboramos um planejamento para ser s…

Conheça as principais linhas terapêuticas e decida qual a melhor para você:

Se você já procurou por algum profissional da minha área, já deve ter notado que alguns psicólogos são psicanalistas, outros Junguianos, outros trabalham com psicoterapia breve, psicoterapia cognitivo comportamental, outros com Gestalterapia, outros analistas comportamentais e etc

... Mas afinal, qual é a melhor para você? Qual linha de terapia você deve buscar???

Primeiro acredito ser importante ressaltar que estas diferentes linhas terapêuticas são as especializações dos psicólogos, que as escolhem muitas vezes por identificação pessoal. O que é importante salientar é que independente da linha que o psicólogo segue nos processos terapêuticos, todas possuem o mesmo objetivo em comum: "Ajudar" e "acolher" quem nos procura e acompanhar o seu desenvolvimento. Além disso, todas as linhas têm o seu mérito e buscam os resultados para os diversos tipos de sintomas, como por exemplo: Estresse, ansiedade, depressão, fobias,  traumas, conflitos, dificuldades nos relacionam…

Mapa é Mapa!

Olá, tudo bem?

Se você me conhece, já deve ter ouvido de mim a frase: "mapa é mapa"!
Trata-se de uma analogia para explicar modelo mental de cada ser humano.

Imagine o mapa do Brasil. Agora imagine o mapa dos Estados Unidos.

O mapa é a representação de um território, certo?  E dentro de cada território existem estados, cidades, bairros... Agora pense: o que acontece quando um país invade o território do outro?
Conflito, não é?
O outro país irá se defender, e esta defesa acontecerá em forma de ataque. Enquanto um não levantar a bandeira branca, continuará havendo guerra.
Transferindo isso para o ser humano, podemos dizer que cada um tem um mapa e que, quando olhamos para alguém, é com ele que nos deparamos. O corpo é a representação desse território que abriga valores e crenças adquiridas ao longo da sua vida,  de acordo com as interpretações feitas daquilo que se viu, ouviu e sentiu ao longo dos anos. Forma-se assim, o seu modelo mental, o seu mapa!
O que acontece quando s…