23 de set de 2011

Psicologia da forma

Durante toda a semana, postei na minha página em uma rede social, algumas fotos como estas:

 

 

Se você observar cada imagem, verá que existe mais de um objeto no mesmo desenho.

É intrigante por ser uma ilusão de ótica, e nos faz pensar: “quem foi que inventou isso”?! “Como alguém pode pensar em algo tão legal assim”?!

Analisando figuras como estas podemos verificar que o inteiro é interpretado de maneira diferente e que a soma de suas partes juntas formam um conceito. E que cada pessoa possui a sua própria percepção.

Existe uma linha da psicologia chamada Gestalt-terapia, também conhecida como "Psicologia da forma". Foi co-fundada pelos então conhecidos como o "grupo dos sete", tendo mais destaque entre eles Fritz Perls, Laura Perls e Paul Goodman dentre os anos de 1940 a 1950.


Gestalt, é uma palavra de origem germânica que significa “forma” ou “figura” e os desenhos servem para reprentar a maneira como o homem lida consigo e com o meio onde vive.
A gestalt terapia lançou suas raízes no Brasil na década de 1970, com uma palestra proferida por Therése Tellegen e posteriormente por um grupo de Gestalt-terapeutas estrangeiros que vieram ao país para contribuir na formação do primeiro grupo de terapeutas nesta abordagem no Brasil


Quando criada, havia uma divergência quanto ao nome que esta abordagem deveria ter, entre muitos nomes foram propostos: Terapia da Concentração, Terapia Integrativa, Psicanálise Existencial, até proporem Gestalt-Terapia que de início causou certo debate, mas que logo foi aceito.


Publicidade da Volkswgen 

Existem muitos psicólogos atualmente que trabalham com Gestalterapia, tanto individualmente como em grupos. Porém a Gestalt deixou apenas de ser uma “área” da psicologia para servir também aos designer´s gráficos, webdesigner, aos que trabalham com marketing, publicidade, arquitetura, artes, moda entre outros. (Veja a imagem ao lado)



Na psicologia existem alguns testes psicológicos que são projetivos e analisam a personalidade. Os mais importantes são:

O teste de Rorschach
O teste de apercepção temática de Murray
O teste do desenho da figura humana

A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica de cada pessoa, contribuindo para as interpretações do psicólogo em seu processo psicoterapêutico, escolar ou empresarial

E claro que quando postei algumas destas imagens em minha rede social, minha intenção não era de maneira alguma fazer interpretação psicológica das respostas de meus amigos, até porque nenhuma imagem daquela possui esta finalidade. Porém foi gratificante perceber o interesse das pessoas que me pediam para postar mais e mais. Confiram: www.facebook.com/fernandamionpsicologaeconsultora 

Muito obrigada 

Fernanda Mion



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acontece na primeira consulta psicológica | Vídeo com a psicóloga Fernanda Mion

Olá, tudo bem? Neste vídeo eu conto para vocês o que acontece na primeira consulta psicológica. Sei que ir a uma consulta pode ser motiv...

Postagens mais visitadas