3 de jul de 2011

Hipnoterapia


TERAPIA COM HIPNOSE

As técnicas de Hipnose têm sido cada vez mais utilizadas e com muito sucesso para casos como: Mudança de hábitos e comportamentos indesejáveis, tratamento de obesidade e tabagismo, resgate da auto-estima, melhorar o desempenho da memória, eliminar a ansiedade, medos, fobias, depressão, stress, entre outros...


Mas afinal, o que é Hipnose?

É uma técnica que permite as pessoas acessarem recursos até então inconscientes, para aumentar suas capacidades e gerar mudanças comportamentais. É a mente inconsciente o local onde ficam armazenadas nossas lembranças e percepções ao longo da vida, e é justamente aí onde a Hipnose atua.

Como a Hipnose pode te ajudar?

A Hipnose vai além da mente consciente, ela traz à tona os recursos inconscientes, tornando-os disponíveis, oferencendo ao paciente a oportunidade de resolver o seu problema.

O que é Transe Hipnótico?

O Transe hipnótico é um estado consciente onde a atenção é voltada para o interior dos nossos pensamentos e sentimentos. Quanto maior a atenção para o interior, menor fica a atenção para o consciente, até chegar ao "transe", que é um estado mais profundo de relaxamento.  Diferente de quando dormimos, durante o transe permanecemos acordados o tempo todo.

É comum entrarmos em um estado de transe hipnótico, um exemplo disso é quando dirigimos um carro e não lembramos que estamos dirigindo, como se estivéssemos ligados no "piloto automático". Outro exemplo é quando uma pessoa fala com você e você não escuta. Quando está envolvido em um filme ou uma leitura onde todas as outras coisas parecem bloqueadas. Pois é, se você se identificou com alguns destes exemplos, saiba que você já esteve sob Transe Hipnótico.

No estado de Transe a pessoa sente-se profundamente motivada a captar as mensagens do inconsciente, possibilitando uma maior concentração nessas mensagens.

Como reconhecer se a pessoa está em um estado de transe?

O hipnotizador tem a possibilidade de perceber em seu paciente algumas reações em seu comportamento, e o próprio paciente também pode perceber. As mais comuns são:

- Relaxamento muscular;
- Voz grave e lenta;
- Relaxamento facial; 
- Respiração e batidas cardíacas mais lentas;
- Sensação de paz;
- Movimentos oculares (mesmo com os olhos fechados);
- Reflexos mais lentos;

Chamamos estas reações de MCRI (Manifestações comportamentais de respostas internas).

Algumas pessoas entram em transe facilmente, outros requerem maior atenção e métodos dedicados para consegui-lo.

Hipnose Ericksoniana:

É um método que utiliza linguagens incoscientes, como: tom de voz, ritmo da fala e da respiração, postura do corpo para favorecer a indução ao transe e mantê-lo.

Nesta abordagem, o paciente tem a liberdade de escolher o tipo de experiência que ele quer ter e este é o grande diferencial, pois em nenhum momento se entra em choque com seus valores, crenças e opiniões, respeitando assim o seu modelo de mundo, partindo do princípio que por traz de todo comportamento existe uma intenção positiva e que cada pessoa faz as escolhas que estão a sua disposição no momento. 

Considerações importantes:

É importante ressaltar que em nenhum momento durante a técnica é perdido a consciência. Mesmo sob estado de transe profundo, a mente conserva um sentido de vigilância, sendo assim, não há perigo da pessoa não retornar deste estado.  Além disso, a pessoa  não age e nem fala nada contra sua vontade.

Como a hipnose consiste em uma poderosa técnica que se comunica com a mente inconsciente, somente pessoas habilitadas e treinadas devem aplicar.

É claro que estarei à disposição para quaisquer esclarecimentos, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo.
Abraços

Fernanda Mion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que acontece na primeira consulta psicológica | Vídeo com a psicóloga Fernanda Mion

Olá, tudo bem? Neste vídeo eu conto para vocês o que acontece na primeira consulta psicológica. Sei que ir a uma consulta pode ser motiv...

Postagens mais visitadas