Olá caros amigos,
A PNL (Programação Neurolinguística), é uma das técnicas que utilizo no processo terapêutico. Falando resumidamente, esta consiste em reprogramar a mente através da linguagem e da fisiologia.
Quando dizemos à nós mesmos: "Eu não consigo fazer isso"; "Eu não posso comer isso porque passo mal", "Eu não me sinto seguro"; Ativamos o nosso "sistema de crenças", ou seja, em tudo "aquilo" que acreditamos a respeito deste pensamento.
Exemplo: "Eu não consigo aprender". Quando dizemos uma frase como esta, a nossa memória traz a "tona" sensação e sentimentos por traz desta afirmação. É possível que seja lembrado um ou vários momentos no passado onde não conseguimos aprender algo e como aprendemos por repetição, formamos esta referência cerebral. Acreditando que por vezes não conseguimos aprender, tomamos esta crença como verdade para nós, ela vira a nossa realidade e nos impede de tentar outra vez, de nos dar uma nova oportunidade. Afinal, não é porque você não teve o resultado que queria algumas vezes, que este será o resultado de sempre. Parece que se "proteger" é uma tendencia do ser humano , deixando de agir, tentar com "medo" ou pela "ansiedade" de errar/fracassar em uma outra oportunidade.
Normalmente quando acontece utilizamos a "Síndrome dos E se´s": "E se eu fracassar outra vez"; "E se eu não conseguir aprender" "E se der errado"... Daí eu digo: "E se você conseguir?". Há pessoas que me olham com os olhinhos de espanto, afinal, nem contaram com a possibilidade de dar certo e conseguir aprender.
A partir daí é importante reprogramar a mente através da linguagem e da fisiologia, ressignificando suas crenças limitantes e potencializando crenças positivas para que a pessoa possa ouvir em seu diálogo interno, uma frase totalmente diferente para a mesma "coisa", no nosso exemplo: aprender.
Ela poderá dizer assim: "Eu sou capaz de aprender, afinal, tudo o que um homem pode, o outro também pode, é só me esforçar e me dedicar que eu consigo"
Só de falar isso internamente, os sentimentos e a fisiologia mudam. Experimente!
Um abraço
Fernanda Mion
Fer, em toda minha humildade, eu gostaria de te parabenizar pelo seu belíssimo texto...
ResponderExcluirRealmente, muitas vezes nós, envolvendo tb todos à nossa volta, nos preocupamos demais com as possibilidades de falha e pouco pensamos no eventual, ou até mesmo constante, sucesso!!!
Desde o Life, venho tentando mudar esse padrão. A mudança... é INCRÍVEL!!!
Saudades de vc... grande abraço!!!
oi minha Linda!!!! Excelente em poucas palavras vc disse tudo!!! Sucesso!! Você é um baú de novas crenças para mim!
ResponderExcluirObrigada meus queridos!
ResponderExcluirLindo texto! Nos comandamos nossa mente e este é um exercício constante. Temos que sempre pensar positivo não deixando com que o negativismo nos atinja, certo?
ResponderExcluirIsso aí!!! Certíssimo!
ResponderExcluirAbraços
Fernanda acabei e conhecer o seu blog e vc é extraordináriaaaaa muito concisa, objetiva, nossa muito bom ler seus textos que alias expõem os assuntos com uma clareza espetacular, bom quero inicar meus estudos na PNL sou formada em recursos humanos e estou inserida na area de treinamento e desenvolvimento e em contato com a PNL vislumbrei uma ferramenta altamente eficaz para esse setor do RH portanto pretendo iniciar na PNL a partir do Practitioner gostaria de saber sua opnião
ResponderExcluirobrigada
ATT Fabiana Alencar
Obrigada Fabiana! Primeiramente pela visita e depois pelos elogios!
ExcluirA minha opinião sobre PNL são as melhores possíveis! Vc já sabe aonde fará o curso? Precisa de indicação?
beijos
Acabei de descobrir que preciso urgente de uma reprogramação mental. Percebo que meu desenvolvimento pessoal e profissional é visivelmente atrapalhado por minha crenças disfuncionais.
ResponderExcluirParabéns pelo texto: objetivo mais preciso.
Fico feliz por ter contribuido de alguma maneira!
ExcluirTudo de bom para você!
Abraços
Fernanda