12 de mar de 2011

O que acontece na primeira consulta psicológica?

Olá caros amigos,

Resolvi escrever este texto após ter realizado uma consulta inicial de avaliação com uma moça que disse estar muito "nervosa" neste primeiro contato.

Tanto ela quanto outras pessoas já me revelaram que antes de ir ao consultório para uma avaliação psicológica, sentiram-se ansiosas, com dúvidas do tipo:


- Mas o que eu devo falar?
- Por onde eu devo começar?
- O que será que a psicóloga vai pensar de mim?
- Será que ela vai ficar me analisando?
- E se ela contar o que eu disser para alguém?

... entre outras, e muitas vezes sentem reações físicas, como: dores de cabeça e na barriga, suor excessivo, insônia, etc.

Para que estas reações e questionamentos não sejam impedimento para se procurar terapia, segue abaixo alguns esclarecimentos sobre o que acontece nesta primeira consulta.

Nós psicólogos, consideramos as primeiras consultas como um período de avaliação. É quando nos conhecemos pessoalmente, conhecemos as queixas e elaboramos um planejamento para ser seguido ao longo do processo psicoterapêutico.

É claro que a conduta de um profissional varia de acordo com a sua especialidade e método de avaliação, mas na psicologia temos alguns princípios que são iguais ou parecidos em nossa atuação, segue alguma delas:

Sigilo: Quando um psicólogo se forma, fazemos juramentos, um deles é de que tudo aquilo que ouvimos e vemos, ficará em extremo sigilo para proteger o atendido. Afinal, não faria sentido, nós psicólogos revelarmos sobre qualquer fato da vida dos nossos pacientes, se escutar e saber sobre estes fatos faz parte do nosso trabalho.

Escuta terapêutica: Durante nossa vida nós podemos sentir vontade ou até mesmo necessidade de dividir nossas angustias, nossas limitações, nossas crenças ou até mesmo potencializar recursos, como coragem, segurança e determinação, por exemplo. Normalmente conversamos com pessoas mais próximas parentes e amigos, em busca de conselhos e apoio, o que é muito bom. A diferença de conversar com um profissional de psicologia é que não damos conselhos, escutamos, mantemos sigilo e ajudamos nossos pacientes através de técnicas terapêuticas a buscarem seus "recursos" e ainda "potencializá-los" para a resolução da sua queixa.


Proporcionar conforto: Faz parte da nossa prática respeitar o "tempo" do nosso paciente e proporcionar a ele um ambiente acolhedor para que ele se sinta a vontade em expor sobre os motivos que lhe trazem ao consultório. Normalmente a conversa é agradável porque a pessoa percebe ao conversar com um psicólogo que não há julgamento e críticas e que desde do início há um puro respeito pela sua história e por seu modelo de mundo. Tudo o que nós psicólogos queremos, é que você se sinta à vontade e que seja estabelecida uma relação de extrema confiança e harmonia para facilitar a conquista dos resultados esperados.

Então, o que eu sempre digo é: RELAXE!

Vá mesmo que estas perguntas existam. Vá relaxado, aberto, permitindo-se mudar o que tem que ser mudado, com disposição para colocar tudo o que é trabalhado na psicoterapia em prática durante o dia-a-dia. Este é o segredo para dar certo!

O que me deixa feliz é perceber que mesmo a pessoa chegando mais tensa, ansiosa... ela saí da consulta muito melhor do que veio. Normalmente é o que acontece!

Não deixe para depois, faça psicoterapia. Nós psicólogos estamos aqui para ajudá-los.


Neste vídeo eu também conto o que acontece na primeira consulta psicológica. Para assistir, clique aqui: 




166 comentários:

  1. Quero confessar que li o texto sobre primeira consulta, depois da primeira consulta. rsrs.
    Realmente tive todas as dúvidas e receios citados, mas...
    Foi muito bom, me senti confortável e por incrível q pareça senti segurança, confiança e certeza de terei a ajuda q preciso.
    Depois conto a todos, os resultados que certamente terei.
    Adriele Oliveira

    ResponderExcluir
  2. ando nervosa e sem coragem para marcar a primeira consulta, mas agora tirei minhas duvidas. obrigada

    ResponderExcluir
  3. Que bom! Fico feliz!

    Um abraço

    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. nossa que pena não ter lido seu post antes de ir a minha 1 consulta, fiquei muito nervosa, quase n consegui falar direito, minhas mãos tremiam foi horrivel,n consegui espor meus sentimentos como queria, bom vou começar a terapia na semana que vem, agora estou mais calma rs, tomara que eu consiga achar uma saida para meus problemas!
    estou mais confiante obg!

    ResponderExcluir
  5. eeu gostei até ja curti você no facebook rs

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda vou ter minha primeira consulta e confesso que estou mesmo preocupada com essas coisas citadas acima. :/ MAS o que li aqui me deixou aliviada um pouco. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  7. Hoje eu vou para minha primeira consulta com mais confiança para poder me tratar de uns problemas que acredito existir em mim. Muitíssimo obrigado pela consideração. A matéria é esclarecedora e confortante. Obrigado outra vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Edson, fico feliz! Se quiser, conte-nos as suas impressões.

      Abraços

      Excluir
    2. Eu queria alguem online pra mim pode conversa ?

      Excluir
  8. ESTOU AQUI NESTE EXATO MOMENTO EM PRANTOS SÓ SEI QUE ESTOU VIVA PQ SINTO QUE RESPIRO...TENHO DORES QUE NÃO PASSAM,CHORO TODO DIA, ME SINTO FEIA,ESTOU PERDENDO A PESSOA QUE AMO,POIS ELA NUM ENTENDE OQUE TENHO AO CERTO,NÃO SAIO DE CASA NUM TENHO ANIMO PRA NADA JA TENTEI ME MATAR EU PEÇO SOCORROOOOOOOO EU Não tenho condição de ir em um psicologo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao fique assim diana tenho certeza que voçe e linda de alguma maneira ,estou passando por dificuldades com o homem que vivo ele e o demonio nao me da nada e um psicopata e amo e sofro se ele diz que vai me deixar vai no centro de saude e pede ajuda voçe vai conseguir gratuitamente ajuda de um profissional nunca pense em tirar sua vida doida , deus te ama mais que esse idiota voçe tem muito a viver e alguem vai t amar de verdadeprocura uma igrejaolha quando me vi derrotada procurei foi omde eu buscava força va na adventista do setimo dia e muito bom la vai encontrar conforto e uma familia fique com deus e que ele te proteja amiga SILMARA DE CAMPINAS .....

      Excluir
    2. Diana, procure um psicólogo. Você tem convênio médico? Muitos psicólogos atendem pelo convênio. Um outra possibilidade é você procurar um particular e se informar no convênio a possibilidade de reembolso. Um beijão e fique calma...

      Excluir
  9. nao sei pra qual medico procurar se um psicologo ou psiquiatra pois estou muito estressada com insonia muita dor de cabeça e comendo toda hora mesmo sem fome estou ansiosa acho que tem a ver com eu querer fazer uma coisa e não posso pois eu teria q passar por cima do q combinei com meu marido e penso toda hora oque fazer para contornar e nao consigo preciso de ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, procure os dois. Ambos poderão te ajudar! um beijão e obrigada pela visita e confiança em me escrever. beijos

      Excluir
  10. As vezes as dores nos abatem porque perdemos a esperança de que a dor vai passar...e ela passa, pode ter certeza. O melhor neste momento é escutar uma música bem alegre, comer uma comida bem gostosa e ver um bom filme. De imediato pode ser uma boa solução. Depois procure um bom psicologo e jamais esqueça que sempre é tempo de recomeçar. Você não pode se entregar a ditadura da beleza ou achar que só existe um homem pra sua vida neste mundo.A felicidade é uma opção, opte por criar estratégias para ser feliz a todo custo, seja uma guerreira. O primeiro passo você ja deu desabafando por aqui, PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  11. As vezes me sinto sozinha, trabalho em um empresa muito concetuada, e me cobro muito pois quero fazer sempre tudo certo nao me permito nunca errar, sou muito nervosa, choro atoa principalmente quando algo me tira muito do serio. Sera que um psicologo me ajudaria a me entender e descobrir o que sinto????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!!! Vai e depois me conta!!!

      beijos

      Excluir
  12. FAÇO TERAPIA A 1 ANO E ME APAXONEI PELA PSICOLOGA SOU HOMOSSEXUAL JA CONTEI QUE SOU HOMOSSEXUAL PARA ELA MINHA DUVIDA É SE EU CONTAR PARA ELA QUE ESTOU APAIXONADA ELA NÃO VAI MAIS ME ATENDER ??? NÃO SEI O QUE FAÇO ACHO QUE NÃO VOU MAIS FAZER TERAPIA !!! ME AJUDE

    ResponderExcluir
  13. Perdi meu pai tem 15 dias e n me conformo com essa perda,sinto um medo,um vazio,uma tristeza,uma angustia,a vida n tem mas sentido as vezes me da uma vontade louca de me mata ja fiz varias besteiras n seii o que faço da minha vida :/ :'(...so penso em besteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria sei que a dor é muito grande de perder uma pessoa querida mas pra quem fica a vida continua é um dia apos o outro se apegue as coisas boas que seu pai deixou para vc com o tempo essa dor essa angustia e a tristeza vai se transformar em saudade vai passar querida com certeza seu pai não vai ficar em paz enquanto vc estiver sofrendo força querida . Que Deus te abençoe Abraços

      Excluir
    2. Maria, meu pai já é falecido, quando ele morreu foi uma profunda tristeza. Uma amiga que é espírita falou pra mim "O espírito do seu pai não morreu, o que morreu foi o corpo dele; ele está vendo você, onde quer que ele esteja, e sofre muito por ver você triste. Seu espiríto se acalmará e se elevará quando você estiver bem". Maria, eu não quis e nem quero ver meu pai triste por mim, faça o mesmo pelo seu. Saudade é sentimento muito bom, significa que ele foi importante pra você. Diga para vc mesma: Pai eu sinto sua falta, mas prometo que serei feliz por você" E acredite, Deus lhe dará forças! Abraços.

      Excluir
  14. OLÁ ADOREI A REPORTAGEM REALMENTE ACHO QUE TODO MUNDO PASSA POR ISSO NA 1º CONSULTA HOJE ESTOU AQUI PARA DIZER QUE ESTOU EM TERAPIA A 1 ANO MAIS DE UNS DIAS PARA CÁ ANDO PENSANDO MUITA NA POSSIBILIDADE DE ESTAR APAIXONADA PELA PSICOLOGA SOU HOMOSSEXUAL AGORA NÃO SEI O QUE FAZER SERÁ QUE DEVO PARAR A TERAPIA ??? COMO RESOLVER ??? Juliana S.A/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já passou um tempo... E eu demorei para ler seu comentário. Vc provavelmente já resolveu esta situação. Não é mesmo?

      Abraços

      Excluir
  15. Socorro...sou anciosa,nervosa,estressada...magou mto facil as pessoas,nao tenho sonhos,qdo planejo algo nunca chega ao final...eh a terceira vez q marco p ir ao psicologo + desisto o q fazer? Desde ja obrigada. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pelo que você descreveu uma ajuda psicoterapêutica será bem vinda. Foca neste compromisso pois será um excelente investimento. Um abraço! Obrigada pela visita!

      Excluir
  16. Olá Fernanda mion,
    Bom Dia!
    Gostaria de saber como identificar um bom proficional.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia!

      Obrigada por sua visita!

      Peça indicações. Perceba os resultados positivos que alguém que vc conheça teve com algum profissional. Faça as consultas iniciais e quando se sentir bem com algum colega, relaxe e vivencie!

      beijos

      Excluir
  17. Nossa tenho uma consulta de primeira vez amanha to com medo vergonha mas preciso muito sou muito nervosa

    ResponderExcluir
  18. olá,tenho 17 anos e acabei de passar para psicologia em uma universidade federal,estou imensamente feliz,no entanto questões financeiras me preocupam,muitos me falam sobre como um psicólogo ganha mal e é desvalorizado,gostaria de saber qual é a média de uma consulta clínica,quanto custa,quanto tempo dura,é uma área que realmente me interesso,mas queria saber isso pois almejo minha independência financeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos bem sucedidos qdo gostamos do que fazemos. Com certeza se você se dedicar, será bem remunerado e feliz na profissão. Qualquer coisa, me envie um email: fernanda@fernandamion.com

      Obrigada :)

      Excluir
  19. Olá..vim ler,porque pretendo fazer psicologia,tenho 16 anos e meu sonho é me tornar psicologa..alguma dica ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma linda e gratificante profissão! Se vc gosta de buscar equilíbrio em sua vida e ajudar as pessoas a também buscarem, sem se achar a dona da verdade, sem conselhos, mas sim, com técnicas para isso... estará na profissão certa!

      beijos e tudo de bom em sua vida!

      Excluir
  20. Oi, então, eu tenho estado muito triste, abatida, estressada com facilidade, sinto fortes dores de cabeça do nada, e em várias partes do corpo, como abdomem, tenho muita dificuldade em dormir todos os dias, e já faz alguns anos que eu me sinto desse jeito, e eu me corto, e me sinto só, e morro de medo de praticamente tudo, sinto vontade de chorar o tempo todo, penso em suicídio, tenho crises de pânico e não sei o que fazer, eu não consigo pedir ajuda nem contar pra ninguém, só sei que eu não aguento mais, o que eu devo fazer? Me ajuda, por favor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diante de tudo o que nos contou... procure ajuda terapêutica. Será útil com certeza! Abraços!!!

      Excluir
  21. Uau! que legal, acho que seu blog, já se torna em um inicio de consulta psicológica, rsrs.
    Já é um grande fato, conseguir pelo menos descrever algo sobre si... Eu sempre achei que eu mesma tenho que conseguir lidar com meus problemas, mas de uns tempos para cá, tenho estado muito esquisita do meu normal. Td é motivo de mim chatear perder o sono, e o que tem mas mim estressado é que não estou conseguindo estudar, inicio, mas logo esqueço td que aprendi. Dia 10/9 será minha primeira consulta com uma psicóloga, não sei se vou conseguir falar ou desabafar, costumo guardar meus sentimentos só para mim, mas... vou tentar! Achei bem bacana seu blog, acho que deveria fazer umas apresentações, tipo: bons livros para ler, e até mesmo algumas dicas para usar-mos no nosso dia-a-dia. É só uma peq dica. Bjinhos. Taiele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica! E também obrigada por seu comentário e sua confiança! Um processo psicoterapêutico poderá te ajudar! Espero que tenha sido proveitosa a sua consulta. Obrigada novamente! beijos

      Excluir
  22. Eu estou pra marcar uma consulta tbém no psicólogo mais não tenho coragem. Estou precisando muito de ajuda psicológica,a minha ansiedade vem aumentando a cada dia, sinto dores no peito, falta de ar, coração apertado, vontade de chorar, não tenho ânimo pra nada, não consigo um trabalho pq os pensamentos negativos invadem minha cabeça dizendo que eu não consigo, que eu não sou capaz. Estou muito irritada, sem paciência e muitas outras coisas. Tenho 28 anos, sou nova, desde criança sofro com a ansiedade, e ela vem aumentando a cada dia. Tenho covênio mais mesmo assim me falta coragem de marcar a primeira consulta, pq tenho receio, tenho medo. Mais por outro lado eu sei que posso ter uma qualidade de vida muito melhor se procurar ajuda. Preciso de coragem para começar. Marcar a consulta é o que me deixa mais nervosa.!!! Me ajudem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao dar o primeiro passo, meu corpo e minha mente farão tudo para proteger a mim mesma.

      Adoro esta frase... sempre que sinto medo de iniciar algo, repito-a em minha mente.

      Experimente e procure ajuda!

      beijos

      Excluir
  23. Adorei o texto, simples e objetivo.
    Essa semana fiz a minha primeira sessão de terapia. Por falta de condições, acabei procurando informações sobre os estagiários de psicologia que atendem em algumas universidades, e disseram que era muito bom. Ainda ando confusa com o que falar, e quando começo, parece que vem tudo de uma vez só e confundo as palavras. Sou muito ansiosa e estresso com facilidade. Tinha planos para 2013, e como não consegui colocá-los em pratica, comecei ficar extremamente irritada e ao mesmo tempo me sentindo incapaz e inútil, ai nisso tudo ainda juntou coisas do passado, família, a perda da minha mãe e coisas que ouvi no antigo trabalho e me deixaram pra baixo no momento que eu realmente tinha me entregue a algo de corpo e alma. Bem, procurei ajuda sozinha, porque sei que preciso melhorar, mas o medo não me deixa ver onde está errado e por onde devo começar.

    ResponderExcluir
  24. oi,eu gostaria de saber se existe consulta online. não consigo ir ao psicologo. sofro de fobia social e só de pensar encara o psicólogo fico com meu coração acelerado e me sinto muito nervoso.sei que preciso muito de uma terapia,mas venho adiando a anos. acho que finalmente cai na real que nunca vou conseguir encara um terapeuta. desculpa,mas percebi q vc deu mais atenção as pessoas que disseram que faziam curso ou iria fazer do que os que estavam relatando problemas emocionais. achei estranho,mas tudo bem.espero que você possa responder a minha pergunta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá cabo... tudo bem? Obrigada pela visita!

      Existem alguns colegas psicólogos que se dedicam aos atendimentos online. Verifique se o site deles possuem um selo garantido pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP). Caso tenha este selo, você poderá entrar em contato com este profissional para agendar.
      Quanto a dar mais atenção a um ou a outro... não sei o que te fez pensar isso. Porém, acredito que vc deve ter os seus motivos.

      Dê o primeiro passo e procure um especialista sim! Fará bem!

      Abraços e apareça!

      Excluir
  25. oi,gostaria de saber se existe psicólogos que atendem pelo Facebook. não consigo ir a uma consulta presencial. aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  26. Já fui na psicologa 6 vezes, e em todas eu fiquei muito nervosa (eu tremia, ria muito de nervoso, não conseguia olhar pra psicologa), quando tentei me abrir, sentir medo do que ela poderia pensar de mim, das pessoas escultassem e acabei nem me abrindo. Preciso ir mais vezes, tem como não ficar nervosa e nem rindo de nervoso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja o caso de vc pensar no que se tem por trás deste nervosismo todo?!

      É algo seu? Você se sente assim com outras pessoas tamabém? Você se sentiu a vontade com a profissional?

      Enfim... busque estas respostas aí dentro de vc!

      Excluir
    2. Bem eu não sei o que esta por trás do meu nervosismo, isso aconteceu com as 3 psicologas que fui e com o psiquiatra, eu não consigo relaxar, antes de entrar no consultório já fico nervosa (tremendo, rindo e suando) e fico preza pra falar o que realmente acontece, sou muito tímida e fechada, não sei se é por isso. Também fico constrangida por ficar tão nervosa na frente da profissional.

      Excluir
  27. Bom dia Dr.ª Fernanda.
    Hoje a tarde é meu primeiro contato profissional com um Psicólogo, minha família fala que preciso de ajuda profissional e realmente estou precisando, pois estou com problemas no ambiente profissional e também necessito modificar alguns conceitos pessoais para minha vida ser mais feliz. Muito bom conhecer sua página aqui antes da primeira consulta e ler seus conselhos.
    Muito obrigado.
    Atc,
    Gustavo.

    ResponderExcluir
  28. Tenho uma consulta marcada, mas estou com muito medo de ir, fico com medo do que a psicologa ficaria pensando de mim.

    ResponderExcluir
  29. Olá, já faz alguns meses qe eu tenho sentido um imenso vazio, choro mt fácil, tenho mta insonia, estou c a alta estima mt baixa, sinto mta tonteira, as vzes pareço que perco o fôlego e fico sem ar, me sinto mt ansiosa tb, so de pensar na plavra ansiedade, parei de cvsa c mtas pessoas, sinto que estou fkando anti social e mal posso fkr em lugares fechados c mtas pessoas que ja começo a me sentir muuito mal, estou qse perdendo o meu emprego e minha bolsa de dança pq tnho faltado mt, ja fui orientada a procurar um psicologo no qual essa semana será a minha primeira consulta, estou mt ansiosa, e eu qro saber se eu posso pedir um atestado durante alguns dias na 1a cnsulta p n me prejudicar no meu trabalho e na minha dança, e tb preciso saber mt de vc se esses sintomas sao tratados mas pelo psicologo ou por um psiquiatra? Des de ja agradeço mto a sua atençao. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. . Obrigada por seu contato. O processo de psicoterapia é indicado para os seus sintomas. Qto ao atestado precisará ser avaliado. Tudo de bom em sua consulta e principalmente rm sua vida!

      Excluir
  30. olá tenho 13 anos , acabei de marca minha primeira consulta na psicologa , oque queria perguntar é como que a psicologa vai me entender , será que ela vai me chamar de louca ?? os meus pais irá entrar na sala quando irei falar com ela , somente para saber oque eu irei falar ? preciso desabafar com alguém meus problemas é tenho medo de depois da consulta ela conta para os meus pais , não é segredo é porque não quero encher a cabeça dos meus pais com os meus problemas eles já tem o deles oque eu faço ??

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem? Obrigada por sua visita! Que bom que vai a um psicólogo! É isso aí!
    Vai em paz! O profissional manterá sigilo. O ideal é você expor a ele essas suas preocupações, certamente ele irá te compreender e explicar qual será a conduta dele.
    Um abraço, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  32. Olá Fernanda Mion, meu nome é Juliano, desde criança eu vivia roendo as unhas e os dedos, ficava com todos os dedos feridos, deformados, saindo sangue. Tinha problemas estomacais por causa disso e era muito extressado. Depois de 37 anos roendo as unha e os dedos, agora fiquei liberto. Fazem dois anos que eu vou a psicologa toda terça feira e já falei minha vida toda pra ela. No primeiro dia fiquei com vergonha e medo de falar de todos meus problemas, ainda mais porque se tratava de uma psicóloga, não um psicólogo, mas depois me acostumei e isso me ajudou muito. Eu vivia me rebaixando, me julgando, me condenando e me via um verdadeiroderrotado por causa dos meus erros, mas aprendi muito com minha psióloga e hoje vivo melhor que antes. Outra coisa que procurei fazer é frequentar a igreja. Tem culto todos os dias. Agradeço a Deus por Ele ter dado sabedoria para pessoas como vocês, pois aqui na terra vocês são instrumentos nas mãos dEle para ajudar e abençoar aquele que precisa realmente. Parabéns pela profissão e que Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bonito o seu depoimento!

      Que bom que tudo deu certo com você!

      Que bom que tem boas referências sobre a minha profissão!

      Obrigada pela visita e principalmente por suas palavras!

      Abraços

      Fernanda

      Excluir
  33. Eu tenho muita vontade de ir no psicologo ,mas tenho vergonha .mas sinto que preciso muito .tenho 15anos .problemas familiares ,vergonha de falar com meu pai ,no colegio .tenho sentido muito medo ,nervosa entre varias coisas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raiza,

      Não sei o que te faz ter vergonha, o que posso dizer é psicoterapia poderá te ajudar minimizar essas sensações. beijos

      Excluir
  34. Sinto que devo ir ao psicologo .mas tenho muita vergonha .por causa dessa vergonha que desisto de muitas coisas .

    ResponderExcluir
  35. Eu tenho muita vontade de ir no psicologo ,mas tenho vergonha .mas sinto que preciso muito .tenho 15anos .problemas familiares ,vergonha de falar com meu pai ,no colegio .tenho sentido muito medo ,nervosa entre varias coisas .

    ResponderExcluir
  36. Hj eu vou ter minha primeira consulta com uma psicologa estou mto ansiosa pois desde os meus 11 anos que eu sabia que só um psicologo resolveria meus conflitos, eu tenho 14 anos. Espero que estas 7 horas que faltam até a hora da consulta passe logo.

    ResponderExcluir
  37. Eu já me consulto a quase um ano e não consigo relaxar, já tive 3 psicólogas e não consigo relaxar, não consigo falar o que sinto, sempre digo que tô bem. Estou fazendo acompanhamento pois fui vítima de violência sexual e não consigo falar nem com a minha Dra. nem com ninguém.

    ResponderExcluir
  38. Muito legal esse seu post, doutora!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  39. Olá Fernanda, pretendo cursar psicologia, mas faço terapia, acha que o fato de estar passando por algum problema mental agora possa me prejudicar futuramente na profissão? E o fato de não aconselhar e sim ajudar com técnicas é o mais indicado ou é extremamente proibido aconselhar?
    PS: Tenho 16 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá... é difícil responder sem conhecer exatamente o que você tem. Qdo diz problema metal, fica vago.
      Sei que problemas todos tem, eu tb os tenho. Não significa que eu não consiga prestar atendimento. Acho interessante você levar estes questionamentos ao seu terapeuta.

      Em relação a conselhos, não é que seja proibido, só não é usual. Normalmente quem aconselha são os familiares, amigos, colegas...

      Abraços

      Excluir
  40. Ola dra Fernanda..nao consigo mim despedir de ninguem ,sempre que amigos ou meus irmaos que moram em outra cidade vao emboraaa fico hiper mal
    E uma saudadee que pra mim nao e normal,recomenda uma terapia?

    ResponderExcluir
  41. Sofro demais com a saudade que sinto de amigos e familiares que moram longe,nunca mim dispeço de ninguem qdo vai viajar pois nao consigoo,recomenda terapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil dizer só com essas informações. Vc acha que sim?

      Excluir
  42. Olá, li seu post e achei muito interessante. Sou do tipo de pessoa que não consigo desabafar com ninguém, nem amigos e muito menos família. Me sinto numa verdadeira prisão e sou uma pessoa muito difícil de lhe dar. Não tenho coragem de me consultar com um psicólogo e até acho que não vou conseguir melhorar e sei que pensando dessa forma fica realmente tudo mais difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willayne, procure um psicólogo até encontrar algum que você se sinta mais confiante. Psicoterapia não há contra indicações e poderá te ajudar. Grande beijo

      Excluir
    2. Obrigado Fernanda, vou seguir sua dica.
      Beijo.

      Excluir
  43. Olá, estou em terapia com um psicólogo, mas quando saio da sessão, fico ansioso com vontade de voltar pra corrigir uma coisa que acho falei errado. Por que acontece isso?

    ResponderExcluir
  44. Estou em busca de um tratamento psicológico devido ao acúmulo de acontecimentos em minha vida. Tenho 30 anos e sempre fui muito alegre, brincalhona e ando constantemente com um sentimento de medo e incerteza. Durante muitos anos da minha vida sempre escrevi muito para me livrar dos meus piores sentimentos, como Padre Fábio de Melo disse: ´´Escrever é colocar em outra vida aquilo que não cabe em mim´´, e justamente desde a minha adolescência criei esse hábito. Agora cheguei a tal ponto da ansiedade que choro muito, não há palavras que eu consigo descrever esse sentimento, estou transbordando. Sempre tive em minha mente medo de falar sobre mim para um outro alguém e sempre tive a certeza de tudo. Lendo suas palavras,sinto mesmo a vontade de acertar minha vida e seguir em frente. Sempre me questiono muito sobre minha missão aqui, até quando irá. Já pensei em fazer o mal a mim mesma, mas penso mais em meus pais e sei que por tudo que passam não merecem sentir o pior. Ainda tenho muito o que aproveitar dessa vida, muitas viagens e acontecimentos ainda estão por vim.

    ResponderExcluir
  45. Boa noite!tenho problemas com ejaculação, pois tem sido uma perturbação em minha vida,minha esposa diz que vaí procurar outro e tudo mais.
    Por isso decidi procurar ajuda,pois fico muito ansioso na hora de me relacionar e acabo atrapalhando com a minha ejaculação rápida. Obrigado espero que possa me ajudar

    ResponderExcluir
  46. faço consulta ao psicologo mensalmente e nao resolve nada. Nao sei o que devo fazer.obs é em CAPS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por escrever!

      É difícil entender os motivos pq estou de fora.
      Porém vou te pedir para pensar...
      Será que a expectativa de mudança está no psicólogo?
      O que você tem feito para mudar?

      Sim, pq muitas vezes queremos que a mudança venha de fora. Como se os psicólogos pudessem fazer uma espécie de mágica. Só que infelizmente não!
      O bom psicólogo irá atuar com técnicas que te façam pensar, que te promova auto conhecimento a ponto de vc perceber o que deve ser feito para mudar.
      Agora, se vc sente que isso não está acontecendo tb é outro ponto.
      Vc pode tb recorrer a outros psicólogos para escolher aquele que mais se identifica. Assim como médicos, as vezes vamos em mais de um para poder escolher aquele que mais nos sentimos a vontade.

      Mais antes, reflita!
      Abraços

      Excluir
    2. Quais tipos de tecnicas? Tenho vergonha de ficar junto de pessoas,insegura no trabalho se recebesse promoçãono trabalho acho que nem aceitaria. Tenho uma filha de 10 meses ta chegando o aniver nao sei como receber as pessoas,fico com vergonha ,fico nervosa facil com meu esposo. Nao tenho vontade de fazer as coisas de casa,nem de comprar roupas.Me acho burra etc.

      Excluir
    3. Olá, obrigada pela confiança em escrever. O ideal é vc recorrer a uma ajuda especializada, entender quais são os motivos que te impedem de ter uma vida social mais leve, natural e espontânea. Uma psicoterapia poderá te ajudar muito! Pense nisso! Um abraço, Fernanda

      Excluir
    4. Devo falar o que ao meu psiclogo?

      Excluir
  47. Tenho depressao vou sempre ao psicologo,mas nao sei mais oque fazer acho que nao sei falar o que sinto direito. sou usuaria do CAPS me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Oi, eu tenho 14 anos, estou com depressão.
    Amanhã é minha primeira consulta com a psicóloga, estou muito nervosa, tenho medo e vergonha de chorar na hora, quando fico assim, ansiosa, não consigo dormir direito nem comer. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada por escrever!
      Eu não posso te dizer nada, mas se pudesse, te diria para você ir com medo mesmo. Se vc deixar de ir, tudo continuará como está. Torço para que você crie sintonia com o(a) profissional e vc consiga ser natural e espontâneo(a)
      Abraços, Fernanda

      Excluir
  50. Ola, será que uma sessão por mês adianta? Por conta de não ter vontade de fazer mais nada perdi meu emprego. Posso falar sobre problemas com alcool e drogas com o psicólogo ou é melhor procurar outro tipo de ajuda, AA por exemplo?

    ResponderExcluir
  51. Fernanda geralmente o primeiro atendimento é cobrado?

    ResponderExcluir
  52. Ola! Conheci seu blog hoje. Gostei muito.
    Eu cuido de crianças autistas (com Síndrome de Asperger). Mas infelizmente uma depressão me acometeu... Perdi minha irmã mais nova ao final de 2014. Ela era "aspie". Era tudo para mim.

    Mesmo sendo um terapeuta, eu precisei de um! Eu já estou com a mente menos embolada, a ponto de crer em uma melhora.

    Deixo aqui um salve a todos os psicólogos, porque esta profissão é de fato muito complexa e importantíssima. O equilíbrio mental é sensibilíssimo, não pode ser desprezado.


    Arn Krogdahl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arn,

      Muito obrigada por sua visita e por me escrever.

      Meus sentimentos por sua irmã! Já perdi pessoas queridas da minha família e senti muita dor também. Também aprendi muito com todas essas perdas!

      Desejo que você se recupere e se sinta feliz por estar vivo a cada instante.

      Muito obrigada!

      Fernanda

      Excluir
  53. Ola, ando sentindo coisas que nunca senti, ansiedade...acordo de noite c coração acelerado,só quero chorar,tenho medo de me acharem louca,sinto um ciumes do meu namorado que nunca senti,estou possessa,acho q meus amigos estao falando mal de mim, que meu namorado nao me entende,alias acho que ninguem me entende =/
    marquei consulta e toda vez que penso nisso me imagindo chegando e chorando, nao quero que isso aconteça...quero ajuda.Só isso =/ estou muito triste por tudo e oque não entendo é que não tenho motivos para sentir nada dessas coisas...=/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita e por me escrever.
      O ideal é vc recorrer a um processo com psicólogos. Se auto conhecer, ressignicar crenças limitantes, aumentar a sua auto estima, fará com que você se sinta feliz!!!

      Abraços

      Excluir
  54. Olá Fernanda, eu sofri um acidente de moto e sinto muitas dores tomo muitos medicamentos e ando com apoio de muletas não tenho força de um lado membro inferior, já tem mais de três anos que sofri acidente e as dores e dificuldades para andar são grandes e de uns meses pra cá tenho escutado vozes,zumbidos crises de choro constantes penso em desistir de tudo porque tudo tem sido muito doloroso sempre fui uma pessoa muito ativa e hoje me limito, não tenho amigos me afastei de muita gente após acidente nunca fui de falar de mim dos meus medos. Estou cansado demais faço fisioterapia acompanhamento médico já fiz terapia com psicólogo mas parei, agora não sei se devo retornar sinto muitas dores e na pra mim tem sentido, sou de poucos amigos me escondo de tudo e escondo essa bagunça que estou enfrentando dentro de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela confiança em me escrever!

      Sei que há momentos muito difíceis na vida, mas há também momentos bons.

      Após uma adversidade como a que VC viveu, é comum perdermos a força.

      O bom é vc encontra-la! Encontre sua força!

      Em relação a vc procurar um psicólogo, é bom!

      Abraços

      Excluir
    2. Sabe Fernanda, a depressão me pegou me levando a tentar contra minha vida, a gora retomei a terapia com psiquiatra e acompanhamento com Psicólogo semanalmente estou buscando a força que você mencionou, tenha certeza sua atenção e respeito aos posts ajuda muito. Sou grata a você e aos profissionais de sua área pois os profissionais que me atende estão me ajudando a me ajudar. Obrigada que Deus te abençoe grandemente.

      Excluir
    3. Fernanda muito obrigada por sua atenção e tenha certeza que tem ajudado muita gente assim como me ajudou, entrei em um processo de depressão onde tentei contra minha vida e retornei ao acompanhamento com Psicólogo e psiquiatra e sigo semanalmente com Psicólogo estou buscando por essa força que você mencionou. Obrigada só tenho a agradecer a você e aos seus colegas de profissão que te me ajudado a buscar com resignação.

      Excluir
    4. Fico feliz por contribuir de alguma maneira!
      Tudo de bom p vc! :)

      Excluir
  55. Olá Fernanda, amanhá tenho a primeira consulta com um psicologo encaminhada pela neurologista, estou em tratamento de transtorno de ansiedade e leve depressão e justamente estou aqui na internet querendo saber o pode acontecer na consulta, fico pensando será que ele vai me dizer que não tenho nada que é frescura e coisa da minha cabeça que não preciso de médico nem de remédios como meus parentes dizem! e realmente não sei por onde começar!!! ja passei por tanta coisa nem sei de onde vem essa ansiedade toda! Eu não sei! Seu texto vai ajudar pois vou tentar relaxar e respirar fundo a hora que entrar no consultório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí! Espero q tenha sido ótima a sua consulta!
      Abraços

      Excluir
  56. Ola fernada rstou com medo de pedir pra minha mae me levar no pisicologo n sei o que fazer se eu falra pra ela ela vai me precionar e perguntar por que eu quero ir ao pisicologo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema e não sei oque fazer só que no meu causo tenho medo de me julgar

      Excluir
    2. Olá Edvania, o foco do processo terapêutico não é julgar. Fique tranquila!

      Excluir
  57. Fernanda, bom dia!
    De uns dias para cá me sinto sozinha, e angustiada! Tenho um serviço ótimo, mais não me sinto feliz nele, na minha casa não consigo conversar com ninguém, somente o básico, e isso estão me fazendo muito mal, a relação com a minha mãe nunca foi das melhores, pois morei com a minha madrinha de 0 até meus 13 anos de idade, agora tenho 18. Comecei a faculdade esse ano mais por questão financeira tive que trancar, tinha um relacionamento com um rapaz que me fez muito mal, mais acredito que superei, mais ainda gosto dele.. se é que me entende..
    Tenho muito insônia, meu nariz de uns dias para cá tem sangrado.. Não tenho muita paciência com as pessoas, sou extremamente insegura..
    Você acha que a um psicólogo me ajudaria? As vezes penso que pode ser consequências da minha idade.. Adolescência talvez.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo dizer q psicoterapia não tem contra indicação! Vai ajudá-la!
      Abraços

      Excluir
  58. Fernanda, bom dia!
    De uns dias para cá me sinto sozinha, e angustiada! Tenho um serviço ótimo, mais não me sinto feliz nele, na minha casa não consigo conversar com ninguém, somente o básico, e isso estão me fazendo muito mal, a relação com a minha mãe nunca foi das melhores, pois morei com a minha madrinha de 0 até meus 13 anos de idade, agora tenho 18. Comecei a faculdade esse ano mais por questão financeira tive que trancar, tinha um relacionamento com um rapaz que me fez muito mal, mais acredito que superei, mais ainda gosto dele.. se é que me entende..
    Tenho muito insônia, meu nariz de uns dias para cá tem sangrado.. Não tenho muita paciência com as pessoas, sou extremamente insegura..
    Você acha que a um psicólogo me ajudaria? As vezes penso que pode ser consequências da minha idade.. Adolescência talvez.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Olá,
    Estou no segundo semestre de Psicologia. Tenho o sonho de ser psicologa desde o fundamental, sempre soube que seria essa carreira que deveria seguir, mas ultimamente anda meio desestimulada com os estudos, com o curso, acho que pensando um pouco já no financeiro, insegurança, medo de não ser uma boa profissional ou de me frustrar no financeiro quando me formar. Ando muito cheia de questões, não sei se começar a fazer terapia me ajudaria, ja pensei nisso, em tentar resolver os meus conflitos pessoais antes de pensar em resolver os dos outros. Acho que preciso de ajuda, como você ja citou, um psicólogo não dar conselhos, mas gostaria de um.

    Grata.

    ResponderExcluir
  60. Eu tenho problema pra me enturma desde o 2 ano e agora estou no 8, cansei de olhar na internet e pedir conselho pra minha amiga e decidi ir fala com a psicologa na escola. Daqui uma semana ela vai vir e eu vo falar com ela, mas ainda nao entendi muito bem como que acontece sabe? E to meio nervosa. Pode me explica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vai tranqüila!
      Provavelmente ela te deixará bem a vontade para que você possa conversar com ela.
      Um abraço

      Excluir
  61. Bom dia.. percebi que preciso de um psicólogo pois foi perdendo quem eu amo por ser ignorante briguenta. Doida me falaram q sou psicopata.. preciso mudar pior foi perdendo meu esposo hoje é saiu de casa e conversando me fizeram perceber q sou doente e preciso me tratar.. Mas não sei nem por onde começar pois tenho medo de não resolver pq quero mudar mas não consigo nem concluir o q planejo.. o q preciso fazser

    ResponderExcluir
  62. Oi
    Bom dia Dra. Fernanda

    Eu nunca fui a um psicologo, tomo benzodiazenpinicos desde dos 13 anos, hoje tenho 44, ja tomei valium, dormanid, rophinol, hoje estou no rivotril e clotiapina, sempre tive problemas pra dormir desde os meus 13, anos, sou transsexual, meu médico de família me da esses remédios, mas, sempre me pede pra eu ir ver um especialista, não tenho coragem, pq tenho medo dele contar meus problemas pra todo mundo ou me internar ou falar pro meu medico de família não me dar mais remédios
    não consigo me relacionar com as pessoas, gosto de ficar so, no meu mundo, peço conselhos a minha mae que ja faleceu, ela me diz sempre pra ir pra junto dela, que onde ela esta não ha sofrimento, eu não tenho paz, alias so tenho paz quando estou dormindo, não gosto de acordar, não consigo rir e nem chorar, não tenho emoção nenhuma, tem vezes que passo o dia inteiro rezando pai nossos e ave marias, me sinto muito culpada, realmente eu acho que agora é o tempo de procurar um especialista

    Obrigada

    Andressa

    ResponderExcluir
  63. Olá Fernanda boa noite hj fui pela primeira vez em uma psicóloga estou sofrendo muito com um pensamento obsessivo não estava mais conseguindo lhe dá com isso só. Porém sai de lá confuso e pensando mais ainda no meu problema de qualquer forma vou iniciar minha terapia semana que vem desejo mais que tudo que ela consiga me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por me escrever Bruno.
      Desculpe a demora em responder, seu comentário estava no spam.
      Espero que muita coisa já tenha se acertado.
      Abraços

      Excluir
  64. Só queria saber de uma coisa, as vezes eu fico com raiva de tudo e de todos, assim sem motivo... maltrato os outros por isso e depois fico triste e eu sei q o problema é comigo.
    No meu trabalho as coisas não vão muito bem, sei que alguns não gostam de mim, outros se irritam com que eu falo e não falam mais comigo.
    Na minha família não gosto de algumas pessoas e de coisas que elas falam, e eu não disfarço isso, assim as pessoas mantém uma certa distancia de mim, me considero também uma pessoa muuuito ciumenta, tenho ciúmes do meu marido com algumas sobrinhas dele, e amigas, e acredito que a minha cunhada tem ciúmes de mim com a minha sogra e tb não gosta de mim, queria saber se vc acha q eu preciso de um psicologo ou se é frescura, coisa da minha cabeça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, por tudo que descreveu, acredito que um processo psicoterapêutico poderá contribuir para que você se auto conheça e entenda o que te leva a repetir estes padrões de comportamento. Abraços, Fernanda

      Excluir
  65. Olá! Como vai Fernanda?
    Recentemente tive uma consulta com uma psicóloga, e, foi tão rápido. Ela nem me ouviu direito, no final ainda ficou se despedindo de mim, para que eu saísse logo da sala. Toda hora alguém batia na porta dela. Confesso que não gostei. Esperava outra coisa; uma ajuda maior. Estou passando por um problema horrível. E queria que esse encontro fosse da maneira que você está comentando. Abraços!

    ResponderExcluir
  66. oi Fernanda ! Me chamo Leandra e vai ser minha primeira vez no psicologo hj,to meio com receio de como começar a falar pq nao gosto muito de falar sobre meus problemas ,mas sei q eu nao posso ficar sem ir .Tive uma crise anteontem fui para no hospital,o medico disse q eu surtei,tomei um calmante mas ele nao fez muito efeito entao eles me deram outra dosagem e assim eu me acalmei e a dor no peito passou ,mas fiquei acordada a noite inteira . E ainda hj tenho falta de ar e um pouco de dor no peito ,eu sei q é da minha cabeça ,mas nao consigo evitar sozinha...Eu sei q meu noiva tbm nao esta bem com isso td,eu o trato tao mal quando meu sinto ''ameaçada'' sempre acho q ele vai fazer algo para me prejudicar,mas eu sei q ele me ama e q esta sempre do meu lado,mas nao sei oq me da q fico assim com ele,na defensiva.Eu sei q com o tempo ele nao vai aguentar,msm ele falando q vai ficar cmg p sempre q nunca vai me abandonar...mas nao consigo ser diferente
    AH TENHO 17 ANOS :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandra, espero que você já esteja melhor!
      Abraços e obrigada pela visita por aqui!

      Excluir
  67. Olá meu nome e Joice tenho 12 anos e me interesso muito por psicologia quando entrar na faculdade vou fazer psicologia mas sou extremamente tímida minha professora falou que isso acaba interferindo no meu aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joice,

      Tudo bem?
      Psicologia de fato é muito interessante!

      Vc tb acha isso?
      Beijos

      Excluir
  68. Marquei minha primeira consulta! Estou triste, confusa, chorosa, vontade de sumir, vontade que as pessoas que me fazem sentir assim morram!! Mas logo penso, eu preciso passar por isso, ainda mais acreditando em vidas passadas, estou passando por algo para pagar algum erro cometido aquela pessoa. Marquei minha consulta pra daqui 3 dias, nao sei o que falo, o que penso, to confusa, nao sei nem se vou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu pudesse te dizer algo, diria: vai! rs
      Abraços

      Excluir
  69. Olá meu nome é Edvania tenho 17 anos e estou precisando de ajuda pois sinto muito medo de anda sozinha fico suando tremendo com falta de ar, perdi muitos amigos e pessoas qe amo e só consigo chorar e tenho medo de fala pra minha mae pq ela fala que é tudo frescura oque eu faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edvania,

      Obrigada por me escrever!
      Para você ser atendida por um psicólogo, é necessário que um responsável legal vá na consulta inicial.
      Além da sua mãe, você pode contar com mais alguém?
      Abraços

      Excluir
  70. Olá meu nome é Edvania tenho 17 anos e preciso de ajuda mas não tenho dinheiro pra pagar uma consulta,tenho medo de tudo fico com falta de ar tremendo suando sem sono sem vontade de comer,perdi quase todos meus amigos e as pessoas que amo eu só consigo chorar oque eu faço??

    ResponderExcluir
  71. ola meu nome e marcos,tenho 19 anos sou muito tímido,tenho uma alto estima muito baixa, nao me sinto bem em lugares que tem muitas pessoa por exemplo escola,festas e etc, não tenho amigos, nunca namorei, tem dias que quase nem levanto da cama me sinto muito mal por esse motivos. parece que nuca vou ser feliz. ja fiz testes pela internet e comprovaram que tenho depressão. gostaria de procurar um psicólogo mas fico inseguro gostaria de seu conselho obrigada.

    ResponderExcluir
  72. Não fique assim, seja forte e tudo ira se encaixar.

    ResponderExcluir
  73. Eu tenho 15 anos, tive depressão ano passado, quase parei de estudar,tinha medo de tudo e todos,chorando pelos cantos, a todo momento meu pensamento era, Eu vou morrer. Sentia muitas dores no corpo inteiro. Enfim foi uma grande luta. Hoje estou bem melhor, mas estou a procura de um psicólogo antes de começar o ano letivo. Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom que está melhor! Abraços! Tudo de bom!

      Excluir
  74. Eu gostaria de tirar uma duvida, eu terminei com meu ex, e ele foi fazer tratamento porque ele é agressivo e possessivo, mas ele sempre tenta vir me atacar de alguma forma e diz que eu to errada nas coisas sendo que fiz tudo que podia por ele. Ele diz que vou fazer tratamento e mostrou nossas conversas das quais ele me xinga e me ofende e depois volta pedindo desculpas, e que a psicologa dele falou que eu to errada e falou mal de mim. Ele está mentindo né? porque uma psicologa não pode fazer tal coisa né?:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil afirmar algo sem que eu estivesse presente e também sem conhecer os envolvidos. Não me sinto a vontade em opinar.
      Em nossa prática como psicoterapeutas, falamos menos e escutamos mais, somos neutros, não tomamos partido, não damos conselhos e nem indicamos caminhos.
      Um abraço e obrigada por escrever.

      Excluir
  75. Olá Fernanda Mion!
    Primeiramente, parabéns pela matéria em seu blog, realmente é muito importante essas questões, em relação a primeira consulta com o psicólogo. Passei por isso, por todas essas questões na primeira vez que fiquei de frente com minha psicóloga.
    Porém, hoje estou aqui pra lhe pedir uma ajuda. Já faço terapia a quase um ano, e durante esse tempo, um sentimento diferente foi crescendo em mim, em relação a minha psicóloga. Eu sou homossexual, já falei sobre isso com ela. O fato é que não paro mais de pensar nela, e hoje as sessões se tornou um momento onde eu sei que posso encontra-la, tanto que ao final de cada sessão, eu acabo perguntando algo sobre a vida pessoal dela, como forma de me aproximar um pouco mais.
    A minha duvida é, conto pra ela sobre esse sentimento? Sei que não estou confundindo nada. Sei realmente o que sinto por ela. Mas preciso de uma ajuda.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela confiança em me escrever!
      Há um termo na psicologia chamado Transferência, não vou me alongar aqui na resposta, porém, acredito que se for da sua vontade e se for tranquilo para você, pode expor. O que normalmente acontece é que o psicoterapeuta, por ética, não poderá retribuir e gostar de você como você gosta dela. Entende? O vínculo entre paciente e terapeuta não pode ser de amizade e nem com afetividade.
      Tudo de bom para você!

      Excluir
  76. Olá fernanda boa noite!! Gostari de lhe fazer uma pergunta,por quanto tempo uma pessoa deve se consultar com o mesmo psicologo? Anos? Isso pode misturar as coisas? Obrigada..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iunes, tudo bem? Difícil saber ao certo. Geralmente leva o tempo que a pessoa já se sente confortável em sair. Já se conheceu, mudou padrões de comportamento e se sente tranquila para ficar sem o auxilio do psicólogo.
      Abraços

      Excluir
  77. boa noite minha mae me coloca pra baixo otempo todo fica falando que sou gorda. concordo com ela eu to gorda mesmo e estou fazendo regime. depois ela fala que eu nao sei pentear o meu cabelo que e curto fala que eu penteio errado. e tem mais quando eu e minha irma era adolescentes ela fala ate hoje que eu dei trabalho matando aula. graças a deus nao sou ma filha nao bebo nao fumo nao gosto de baladas. sou evangelica a implicancia e tanta que so tenho paz com as minhas amigas a quem me desbafo e na igreja. sos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que o mais importante seja a sua opinião sobre vc :)

      Excluir
  78. Sou uma pessoa muito tímida ,perdi muitos momentos da minha vida , tenho vergonha de tudo e de todos essas terapias me ajudariam?

    ResponderExcluir
  79. Por favor, todo mundo precisa ler este
    Algum tempo coisas que você não acredita que pode apenas acontecer.
    Meu nome é Sra graça tessy de E.U.A tenho 29 anos de idade em que me casei
    com a idade de 26 i têm apenas um filho e eu vivia feliz .Após três
    ano do meu casamento meu comportamento marido se tornou tão estranho e eu não
    realmente entender o que estava acontecendo, ele embalado para fora da casa para outra
    mulher que eu amo-o tanto que eu nunca sonho de perdê-lo, eu tento o meu
    melhor possível para ter certeza de que o meu marido voltar para mim, mas todos sem
    adiantou eu choro e choro busca de ajuda discuti-lo com o meu melhor amigo
    e ela prometer me ajudar de um lançador de magias espiritual chamada solução dr, ele
    é um grande homem e um homem real que pode ser confiável e não há nada
    sobre questões de amor que ele não pode fazer isso é por isso que eles chamam de grande
    médico. Entrei em contato com o seu endereço de e-mail para (
    drsolution1@hotmail.com) E eu disse-lhe tudo o que
    acontecer tudo o que ele me disse é que eu não deveria preocupar-se que todos os meus problemas vão
    ser resolvido imediatamente. Ele me disse o que fazer para obter o meu marido de volta e eu
    fez, ele disse depois de 3 dias meu marido vai voltar para mim e início
    implorando, isso realmente acontecer eu fiquei muito surpresa e muito, muito feliz nossa
    relacionamento é muito apertado e que ambos vivem felizes novamente.
    Então, meus amigos, se você tiver quaisquer problemas e você precisar da ajuda de um feitiço verdadeiro
    caster por favor, tente entrar em contato com esse mesmo endereço de e-mail (
    drsolution1@hotmail.com

    HE corrigir os problemas a seguir para ALL
    Em todo o mundo ON:
    1. Começar seu amante ou marido de volta
    2. prova de balas Espiritual
    3. Formação
    feitiço 4. Dinheiro
    5. feitiço longa vida
    6. Prosperidade feitiço
    feitiço 7. Protecção
    8. Obter um feitiço trabalho
    9. Tornando-se um feitiço gerente
    10. Obter um enorme empréstimo sem pagar qualquer taxa de feitiço
    11. Obter seu dinheiro de volta golpe
    12. feitiço Criança
    feitiço 13. Gravidez
    feitiço 14. Liberdade
    15. Love Spell
    16, feitiço de desaparecimento
    17. feitiço humana invisível
    18. O sucesso ou o feitiço passe
    feitiço 19. Casamento
    20. feitiço Avenging
    feitiço 21. popularidade
    feitiço 22. Killing
    23. feitiço Cancer
    drsolution1@hotmail.com e
    visite http://drsolution.webs.com/

    ResponderExcluir
  80. Ola,eu sou muito anciosa, não tiro notas boas , e minha atenção me atrapalha muito pois não tenho nem um pouco, cheguei a achar que era deft de atenção mas meus pais não ligaram,eu choro sem motivos todos os dias, e não quero mais sair de casa, cresci sem pai e desconto tudo nisso .... Não sei oque fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Procure um psicoterapeuta :)

      Excluir
  81. Olá, tenho 17 anos e daqui a pouco tempo completo 1 ano de terapia.
    Tenho uma grande admiração pela minha psicóloga, acho ela uma pessoa incrível e nao entendo porque tenho muita curiosidade em saber sobre sua vida pessoal rsrs
    Sou extremamente tímida e faço de tudo pra que ela nao perceba essa admiração um pouco exagerada ..
    O problema é que ainda tenho dificuldades
    para me abrir e me expressar da forma que eu realmente gostaria. Acho que isso acaba me atrapalhando. Sempre que estamos conversando sobre algum assunto nao consigo focar no que estamos falando, estou sempre pensando no que ela está pensando a meu respeito e isso me impede de expressar meus sentimentos, aí eu travo e nunca consigo responder as perguntas dela.. Isso faz com que eu me sinta burra, incapaz, e me deixa muito pra baixo.
    O que eu poderia estar fazendo pra resolver isso? Ja tive alguns resultados bem positivos com a terapia, mas acho que isso está me impedindo de avançar.

    ResponderExcluir
  82. Olá desde pequena minha vida nunca foi fácil. Hoje com 22 anos não me sinto de bem com a vida, tenho alguns sintomas de doenças do tipo infecção urinária e gastrite, mas quando faco exames eles não acusam nada. Será que uma ajuda de um psicólogo irá ser bom? Pode acontecer doença psicólogica ?? Obrigada !

    ResponderExcluir
  83. Olá tenho 18 anos de idade e vou pra minha primeira consulta, estou um pouco nervosa sobre oque podem achar de mim.
    O fato è que tenho problemas com raiva deis de mais nova e isso está se agravando, não sou uma pessoa que quando está com raiva goste de desconta nas outra pessoas , eu acabo descontando em mim mesma ,exemplo: se estou com raiva eu me corto, me mordo , ate mesmo me bato com objetos que possam causar algum ferimento ! Isso está se tornando um problema. E esse foi o maior motivo para mim procura ajuda de um psicólogo, pois minha família não entende oque acontece então eles em vez de ajudar acabam me criticando. O seu post está sendo bom pra mim , estou menos apreensiva.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter te ajudado de alguma forma :)
      Tudo de bom p vc!

      Excluir
  84. Olá tenho 18 anos de idade e irei à minha primeira consulta , o motivo dessa busca por uma ajuda profissional è pelo meu excesso de raiva. Nao sou de descontar isso em outras pessoas (apesar de ter descontado em outras pessoas algumas vezes e depois me senti muito mau por isso) normalmente eu acabo descontando toda essa fúria em mim mesma, exemplo: eu me mordo , me corto e até mesmo me bato com objetos que possam machucar! Isso está se tornando mais frequentes e meus familiares não compreende isso , foi por isso que estou buscando ajuda , por que isso está me atrapalhando muito e eu tenho medo de mim mesma. Espero que um psicólogo consiga me ajudar com essa questão! E além disso , seu post me ajudou a ficar um pouco menos apreensiva e nervosa ! Obrigada

    ResponderExcluir
  85. Olá, eu tenho 15 anos.. Eu já pensei em procurar um psicólogo, na verdade minha mãe pensou primeiro quando descobriu de alguns problemas meus com a automutilação, mas eu me desesperei e disse que não iria porque tenho medo, vergonha, não sei, nunca desabafei com ninguém, sempre foi muito difícil pra mim, acho que eu me sentiria mal e idiota, sou tímida demais também, daquele jeito que fico muito nervosa e sinto vontade de sair correndo do lugar. Mas ultimamente passei a pensar mais nisso, eu me sinto mal comigo mesma, eu sinto muita raiva de mim, do meu corpo, me sinto feia, gorda e tenho tentado fugir disso, vomitando tudo que não consigo controlar e deixar de comer, mas só me sinto pior, eu me sinto sozinha e incapaz, culpada, não sei. Às vezes eu sinto tanto ódio de mim que só de pensar em mim só consigo chorar e me sentir mal.. A um tempo atrás eu tava tendo mt ansiedade, sentia o meu coração acelerado demais, muita dor de cabeça, um medo horrível e muitas vezes isso não me deixava dormir, eu sentia que se eu ficasse quieta eu me perderia de mim ali mesmo.. Eu sempre convivi com isso, de não conseguir me aceitar, mas parece que o tempo foi passando e foi tudo piorando, tem atrapalhado a minha vida, sabe? Eu tenho deixado de fazer muita coisa, de ficar perto de pessoas que eu gosto, pq eu não consigo, não me sinto suficiente pras pessoas nem pra mim, eu me sinto mt ruim, e parece que a minha timidez tem ficado pior também, eu sinto uma agonia dentro de mim, uma coisa que parece que vai me engolir, tenho sentido muita tristeza e muita vontade de chorar, pensamentos muito ruins e às vezes isso é mt difícil de segurar quando to perto das pessoas ou em público e isso tem me feito sentir mais idiota ainda.. não sei se eu tenho baixa auto estima, mas eu sei que isso me faz mt mal, eu tento fugir de mim, da minha vida mesmo, e a automutilação a alguns anos tem feito parte de mim, como um botão de "escape", mesmo que depois me faça mal também.. Eu não sei exatamente o que fazer, até escrever sobre mim faz eu me sentir horrível, desculpa por escrever tanto também, mas tentei escrever tudo de uma vez antes que eu não conseguisse mais.. não sei se é tudo besteira minha, pq às vezes me sinto ridícula por sentir tudo isso, mas eu sinceramente não sei mais o que pensar, só queria fugir de mim, mas não consigo, então eu não sei mais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, me chamo Caique e eu entendo toda a sua dor, tudo o que você sente, hoje eu vou ir a minha primeira consulta com uma psicóloga, e eu sei que talvez nem isso possa me ajudar.. também já sofri muito com a automutilação, já passei por isso ainda bem, mas a parte da baixa auto estima e me sentir feio, gordo ainda acontece. queria poder te ajudar de alguma forma, então se quiser e se confiar em mim me chame no whats (14) 99907-0046. irei tentar te ajudar..

      Excluir
  86. Olá, boa noite Dr Fernanda, eu tenho 15 anos.. Eu já pensei em procurar um psicólogo, na verdade minha mãe pensou primeiro quando descobriu de alguns problemas meus com a automutilação, mas eu me desesperei e disse que não iria porque tenho medo, vergonha, não sei, nunca desabafei com ninguém, sempre foi muito difícil pra mim, acho que eu me sentiria mal e idiota, sou tímida demais também, daquele jeito que fico muito nervosa e sinto vontade de sair correndo do lugar. Mas ultimamente passei a pensar mais nisso, eu me sinto mal comigo mesma, eu sinto muita raiva de mim, do meu corpo, me sinto feia, gorda e tenho tentado fugir disso, vomitando tudo que não consigo controlar e deixar de comer, mas só me sinto pior, eu me sinto sozinha e incapaz, culpada, não sei. Às vezes eu sinto tanto ódio de mim que só de pensar em mim só consigo chorar e me sentir mal.. A um tempo atrás eu tava tendo mt ansiedade, sentia o meu coração acelerado demais, muita dor de cabeça, um medo horrível e muitas vezes isso não me deixava dormir, eu sentia que se eu ficasse quieta eu me perderia de mim ali mesmo.. Eu sempre convivi com isso, de não conseguir me aceitar, mas parece que o tempo foi passando e foi tudo piorando, tem atrapalhado a minha vida, sabe? Eu tenho deixado de fazer muita coisa, de ficar perto de pessoas que eu gosto, pq eu não consigo, não me sinto suficiente pras pessoas nem pra mim, eu me sinto mt ruim, e parece que a minha timidez tem ficado pior também, eu sinto uma agonia dentro de mim, uma coisa que parece que vai me engolir, tenho sentido muita tristeza e muita vontade de chorar, pensamentos muito ruins e às vezes isso é mt difícil de segurar quando to perto das pessoas ou em público e isso tem me feito sentir mais idiota ainda.. não sei se eu tenho baixa auto estima, mas eu sei que isso me faz mt mal, eu tento fugir de mim, da minha vida mesmo, e a automutilação a alguns anos tem feito parte de mim, como um botão de "escape", mesmo que depois me faça mal também.. Eu não sei exatamente o que fazer, até escrever sobre mim faz eu me sentir horrível, desculpa por escrever tanto tambem, mas eu tentei escrever tudo de uma vez antes que eu não conseguisse mais.. não sei se é tudo besteira minha, pq às vezes me sinto ridícula por sentir tudo isso, mas eu sinceramente não sei mais o que pensar, só queria fugir de mim, mas não consigo, então eu não sei mais..

    ResponderExcluir
  87. Oi, meu nome é natielly...Desde de pequena, eu presensio coisas na minha vida que não é normal, não só pelas tristezas sobre oque acontece na familia.. Vejo coisas estranhas,sou mais ligada ao meu quarto do que a sociedade...Não tenho muitos amigos...e não consigo me adaptar aos ambientes diferentes..por antes eu não era assim..depois dos meus 10 anos..minha mãe e minha avó, conversava comigo, tentando me ajudar..só que eu percebia que nem elas sabia oque tava falando..eu fui me distanciando das coisas boas da familia..e me recuso a recupera o tempo perdido..e meus sentimentos não são os menos.. Mudei...será que você poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  88. Bom dia eu tenho 21 anos e o meu problema é que eu não consigo me expressar e conversar com ninguem e isso só afasta as pessoas que eu mais gosto de mim , nem com o meu próprio pai eu não consigo conversar quando eu to com alguma coisa eu choro e eu ando muito triste na verdade eu sempre fui assim e eu queria uma ajuda

    ResponderExcluir
  89. Bom dia!

    Gostaria de esclarecer uma dúvida que anda me corroendo por dentro e me deixa se ação.
    Trabalhei em um hospital por muito tempo, e em uma certa ocasião precisei passar num psicologo, estava em estado de depressão profunda e não tive outra alternativa.
    Disse alguns medos e coisas minhas que nunca gostaria que fosse revelado.
    Percebi que ele anotava , tudo em seu computador e na ficha clínica , somente o basico...alias essa fichas corre em todo o hospital.
    Já estou muito bem, porem se esses assuntos forem revelados me tratra muita dor de cabeça e aborrecimentos.
    Só passei com ele uma única vez, e sem seguida fiz tratamento com outro profissional e ele sabe.
    Minha dúvida é ...será que ele arquivou pra si?
    No hospital onde eu trabalhava eles utilizavam fichas pautadas em certos diagnosticos com para atendimento de gastro e etc.
    Fico imaginando...já pensou se ele começa a atender assim?
    e passa meu processo pra essa ficha?
    Mas como se eu não estou la
    Já pensei em falar com ele pra me sentir segura.
    Mas não quero mexer em algo que está solucionado.
    Fico torcendo pra ele ter somente em seu computador, isso já faz 2 anos e enquanto eu trabalhei lá.
    Ele utilizava somente o computador.
    Por favor me esclareça essas dúvidas.
    obrigada

    ResponderExcluir
  90. Beatriz Soares, seu relato é muito preocupante, principalmente por você se culpar de algo que não tem controle e pela visão que você faz de si mesma e querer fugir de si. A impressão que eu tive é que existem muito mais coisas ao qual você não tem com quem compartilhar e nem quem a auxilie a construir estratégias de enfrentamento. o Psicologo/a não estará lá para te julgar moralmente ou ser um espião de sua mãe ou qualquer outra pessoa e muito menos achar qualquer coisa de você. No momento em que você começar seu atendimento, aquele espaço será seu, protegido pelo sigilo profissional e que você poderá utilizar como quiser. Se você quiser ficar cinquenta minutos em silêncio, você pode! O importante é se sentir acolhida e à vontade para ser quem você é e a partir dai se conhecer melhor e aprender a lidar melhor com as fontes de seu sofrimento. Você não precisa passar por isso sozinha! Você não precisa fazer acompanhamento com o primeiro psicólogo com quem conversar. Ache um com quem você consiga se sentir bem para que se possa criar um laço de confiança, depois tudo fluirá naturalmente. Att.: J. Flávio -

    ResponderExcluir
  91. Tenho uma consulta com psicólogo e não sei o que fala pra ele ou ela o que faço

    ResponderExcluir
  92. Tenho uma consulta com psicólogo e não sei o que fala pra ele ou ela o que faço

    ResponderExcluir
  93. Mi ajudem pessoal o que fala eu tenho problema que nem eu sei descrever

    ResponderExcluir
  94. Eu queria tirar uma dúvida, um psicólogo pode contar algo pra minha mãe?
    PS: Sou de menor

    ResponderExcluir
  95. Boa noite Fernanda.

    Meu nome é Fernanda, tenho 39 anos. Sou uma pessoa muito ansiosa e mto nervosa. Ando tendo mta insônia, ms estou tomando ansiolitico por conta própria. Bom, marquei uma consulta com a psicóloga para dia 22.12 e tb estou com receio. Não sei como começar a falar. Esse meu nervosismo me fez brigar com meu marido. A gente vem brigando mto. E agora ele não quer me perdoar, não sei mais o que fazer. Ele só me ignorar, estou péssima. Não quero perdê-lo mas disse que não acredita mais em mim q vou mudar. MS ele tb é uma pessoa muito difícil. É daqueles que nunca erram.Tenho certeza que a hora que chegar na consulta vou chorar muito, pois já sou chorona normalmente, mas agora estou mais. Estou chorando a uma semana. Já pedi desculpas, me humilhei e nada. As vezes a noite sinto q ele vem me cobrir e tenta passar a mão na minha cabeça, ms acho q isso é alucinações de tanto pensar nele. Será q passando em um psicólogo vou melhorar. Vou ser mais tranquila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A ideia sobre o processo de psicoterapia é que seja um facilitador em sua busca por auto conhecimento.
      Fique tranquila em relação ao que falar ao psicólogo. Às vezes a ete se programa para falar de um jeito e sai diferente. No momento vc certamente saberá o que falar. É um bom profissional, saberá te acolher e ao longo do processo, facilitar que vc se conheça.
      Abraços

      Excluir
  96. Olá, meu nome é cintia, tenho 20 anos, sou uma pessoa mau humorada, grossa, teimosa, não sei lidar com as pessoas, boto defeito em mim mesma, choro muito, ando brigando muito com o meu namorado, ele pediu um tempo pra eu repensar, sobre o meu comportamento. Ele é uma pessoa que faz de tudo por mim, sou muito grossa com ele, teimosa, tenho muito medo de perder ele! Pode me ajuda? Agradeço muito.

    ResponderExcluir
  97. eu preciso de ajuda...

    Tenho 31 anos e passei por inumeros traumas ao longo da minha vida. Sofri violencia domestica. Tive um pai alcoolatra, violento e pedofilo. Sofri muito na escola com bulying. Perdi há 6 anos minha mãe. E há quase 1 ano perdi meu gato, meu animal de estimaçao que foi meu companheiro há 18 anos. Ando muito tensa.. estressada... Ansiosa.. Me pego chorando na maior parte do dia. Tenho ataques de panico...

    preciso de ajuda. Nao sei se sofro de depressao ou algo do tipo... Mas sinto uma tristeza forte.. que nao passa por nada.

    Eu sei q preciso de ajuda e de um especialista... Mas qual passar?

    Desde ja agradeço.


    Suzana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana, Obrigada pela confiança em me escrever.
      Respondendo a sua questão, recorra a um(a) psicólogo(a). Caso você tenha convênio médico, há clínica credenciadas ou vc pode escolher particular e solicitar reembolso. Há atendimentos também pelo SUS. Desejo felicidades e que tudo ocorra bem em sua vida!

      Excluir
  98. Tenho minha filha de 2 anos ela é muito nervosa ela arranca os cabelos se morde se arranha bate a cabeça e me bate nao sei mais o que faze estou desesperada me ajude

    ResponderExcluir
  99. Oí,me chamo Liliane tenho 12 anos e vou fazer minha primeira consulta amanhã, eu queria saber:...quando eu estiver conversando com a psicóloga alguém vai estar junto comigo ou vai ser só eu e a psicóloga?

    ResponderExcluir
  100. Fernanda, boa noite

    Sou uma pessoa mto ansiosa, nervosa. Sou casada com um homem mais velho. Ele parece louco. Qualquer briga quer me expulsar de casa. Me chama de burra. Diz que tá no meu sangue , na minha raiz pegar um rodo e um balde e fazer faxina. Eu detesto sujeira. Tenho um estabelecimento e qdo nso está mto sujo, não chamo empregada, aí rles fica louco. Joga na minha cara que gasta mto com remédios para mim, pous tenho mta dnxaqueca. Só reclamar dizendo que vivo doente, só que me conheceu assim. Fala que não faço nada, sendo que trabalho para caramba. E se trabalho mto ele vem jogar na minha cara dizendo as últimas brigas, q depois vou pedir perdão. Sabe só ele tem razão. E eu devo ser burra mesmo, pois sempre peço perdão por algo que não fiz. Ontem por exemplo, estava fazendo um trabalho que ele próprio inventou p mim, e depous começou dar show, pois eu estava demorando. MS sou detalhista e não queria deixar na metade. Aí já começaram as ameacas. Do tipo depous vc vem implorar perdão. Agora me diz, implorar perdão de algo que nso fiz de novo, sendo que só estava trabalhando e ainda dentro de casa. Aí hj nem olhou na minha cara e ainda me semana mandar embora de casa. Estou com uma psicóloga, mas sei lá, qdo estou com ela, a mesma fica no whatsapp, vendo extrato, parece que não me dá bola. Será que é pq sou convenio. Acho isso tão anti ético. Ando com dores, e são mas. E na coluna, nas articulação, queria dormir e não acordar mais. Mas só penso na minha mãe, irmãs e minha cachorra. Não sei mais o que fazer. Agora mesmo tomei 6 gotas de rivotril e não fez efeito.

    Aliás foram9 gotas

    ResponderExcluir

O que acontece na primeira consulta psicológica | Vídeo com a psicóloga Fernanda Mion

Olá, tudo bem? Neste vídeo eu conto para vocês o que acontece na primeira consulta psicológica. Sei que ir a uma consulta pode ser motiv...

Postagens mais visitadas