19 de jul de 2010

Lei contra as Palmadinhas corretivas

Existem muitas pessoas que me perguntam como se deve punir um filho quando eles fazem alguma "coisa errada".

Primeiramente, costumo perguntar o que é esta "coisa errada". Afinal, se pensarmos que cada um de nós temos o nosso próprio modelo mental, o que significa coisa errada para mim, pode não ser para vc, entende!?!?

Assim como, pode não ser errado por um filho, afinal ele fez!!!

Penso que os principais atributos fundamentais para criarmos nossos filhos são com muito AMOR, AFETO, DEDICAÇÃO, PACIÊNCIA, ORIENTAÇÃO, HAMORNIA, EDUCAÇÃO, RESPEITO, CARINHO, VONTADE, DISPOSIÇÃO, SENSIBILIDADE... sentimentos e comportamentos que não combinam com as conhecidas "palmadinhas corretivas". Afinal quem foi que disse que "as vezes precisa", provavelmente foi alguém que já fez e que não teve recursos naquele determinado momento, para fazer diferente.

Conversar, conversar, conversar... é melhor do que qualquer castigo, é melhor do que qualquer punição...

E se de repente você sentir que não está mais com a situação controlada, procure ajuda de profissionais. Afinal, não é o filho "que tem que ter educação", muitas vezes os filhos ouvem isso e nem sabem o que é essa tal educação. Quem tem que ensinar à ele como se ter educação são os pais. E punir não é educar e sim ensiná-lo a punir, provavelmente da mesma maneira como você foi ensinado.

Este filme retrata exatamente este ponto.

Assistam e reflitam, é forte, mas vale muuuuito a pena!

Quanto a lei. Lamento que tenha que ser assim!

Beijos



Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria esta muito esclarecedora, informa de maneira clara, objetiva e sensata.

    ResponderExcluir

O que acontece na primeira consulta psicológica | Vídeo com a psicóloga Fernanda Mion

Olá, tudo bem? Neste vídeo eu conto para vocês o que acontece na primeira consulta psicológica. Sei que ir a uma consulta pode ser motiv...

Postagens mais visitadas